Conhecida também como Dermatite Psicogênica, a dermatite por lambedura normalmente acontece em PETS (cães e gatos) que se sentem sozinhos.
Vídeo: Como um animal se sente quando fica sozinho
Ela nada mais é do que um problema de pele causado pela lambedura excessiva do cachorro na própria pele. Normalmente a lambedura se dá na região inferior das patas e o problema é considerado como um dos mais complicados de ser resolvido.
VEJA TAMBÉM: O que é e para que serve o pedigree?
A lambedura acontece tão frequente que acaba se transformando em uma lesão e feridas. Um dos motivos do problema é a busca por algo para fazer, devido à sensação de tédio ou até mesmo depressão dos animais que se sentem "abandonados". A chegada de um novo animal de estimação ou de uma criança na casa pode desencadear esses sintomas no seu PET.
Você pode notar a doença através das falhas do pelo do cão ou do gato em determinadas partes do corpo e a formação de feridas. Para tratar a dermatite por lambedura, primeiramente você vai ter que descobrir qual o motivo que desencadeou a doença, pois de nada adianta medicar o animal, se ele continuar com os sintomas que deram início ao problema.
Após detalhar para o veterinário toda a rotina do seu bichinho de estimação e descobrir a causa, ele irá diagnosticar a doença e orientá-lo para o tratamento que normalmente é feito a base de ansiolíticos. Você deve estar ciente de que a dermatite, apesar de apresentar problemas no corpo do animal, é uma doença psicológica. Os tratamentos bem sucedidos duram em média de 2 a 4 meses. Preste bem atenção nas orientações do veterinário para não correr o risco do animal sofrer o problema novamente.
Para evitar uma reincidência da doença preste mais atenção no animal, afinal, ele é o seu melhor amigo e devemos tratar os amigos da melhor forma possível. Leve-o para passear, brinque com ele e não o deixe se sentir solitário outra vez. Se você tem ou quer ter um animal de estimação saiba que deverá ter um tempo para dedicar a ele. Se caso precisar deixá-lo um período sozinho em casa, confira nossas dicas de como deixar seu cão em casa e feliz. De nada adianta adotar um PET se você irá deixá-lo abandonado, sem carinho e atenção.