Luxo, sonho, visibilidade, amor incondicional. Quando falamos em cães de raça, vários termos aparecem em nossas cabeças. Há muito tempo o homem cultiva raças do que acredita ser "mais útil", "melhor", "bonito", "vendível". Uma pena, pois se tratarmos dessa mesma forma os seres humanos, ah, com certeza seria um assunto muito polêmico e, talvez, geraria até algumas prisões. Polêmico? Talvez, mas será que não é interessante discutirmos?
"Marco Campi, presidente da ONG Arca Brasil, estima que os pets abandonados representem 10% do total que vive em residências. Estudo com dados de 2006 a 2009 feito pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP em parceria com a prefeitura estimou 2,5 milhões de cães e 562 mil gatos domésticos na capital."
Estamos falando só de São Paulo, e temos incríveis 3 milhões de animais abandonados. Agora, vamos pensar um pouco, São Paulo, segundo o IBGE, tem uma população de 11 milhões de pessoas e a cada quase 3 pessoas há um animal abandonado. Vamos fazer uma analogia: se você mora com seus pais e é filho único, com certeza vocês abandonaram um pet.
VEJA TAMBÉM: Casinhas de cachorro: dicas para fazer ou comprar uma
Será que nenhum desses tantos animais que estão abandonados não seria uma excelente companhia para quem "quer adotar um cão de raça"?
O cão de raça ama da mesma forma que um cãozinho que está na rua ama.
O filhote de uma bela raça pode passar maus bocados em um canil, podemos citar N casos onde o canil foi fechado por maus-tratos. Sim, o seu belo filhote pode ter passado por isso. E nem os seus talvez milhares de reais investidos puderam salvá-lo.
Canís são feitos para ganhar dinheiro. Este é o principal objetivo, ter raças que vendem. Vendem? Mas quem compra?
Quem acredita que a beleza, a exclusividade, características únicas ou mesmo, simplesmente, por ser daquela raça, será muito melhor do que ter um "cãozinho feio" que revira lixos pela cidade.
Só esquecem de uma coisa, muitos desses animais que estão revirando lixos pela cidade, um dia no passado, tiveram ancestrais de raça, pelo menos em grande parte dos casos, porém quando deixa de ser útil, nem que seja por um momento, é abandonado. E o seu lindo boneco de luxo se transforma em um "vilão" que assombra lixeiras pela rua.
Antes de qualquer coisa, leia artigos, busque uma resposta. A internet está cheia de conteúdo. O seu animal merece esse esforço e para sua consciência será muito melhor. Além do mais, abandonar animais é crime, lembre-se disso.
É complicado falar disso em um mundo capitalista onde cada detalhe julgará quem você é. Se você tem um vira-lata, você será pobre (na minha opinião quem pensa isso é sim pobre, mas de espírito), se você ter um lindo cão de raça, que na grande maioria das vezes você nem acha tão bonito, você será bem-sucedido, pois ele será a sua "cara".
Mundo estranho o nosso, mundo de estereótipos. Quem for mais poderoso esmagará os fracos.
Esta é a opinião do autor, só dele. Só para uma breve reflexão, quanto vale o amor? Não tome uma decisão precipatada, faça o correto, adote certo. Confira também o nosso guia completo sobre como devemos adotar um pet.
VER ANIMAIS P/ DOAÇÃO
Referências:
Folha de S.Paulo. Animais abandonados refletem o desprezo de seus antigos donos. Mai. 2013. Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/saopaulo/2013/05/1283605-animais-abandonados-refletem-o-desprezo-de-seus-antigos-donos.shtml>. Acesso em: 30 mai. 2013.