O cachorro, mesmo que não more dentro de casa, deve ser tratado como um membro da família que compartilha momentos com você e seus familiares. Como eles são dependentes, tanto para se alimentar como para tomar banho, é necessário que você fique atento para hábitos que mantenham a higiene do cão.
A tosa é de extrema importância e faz parte, além da estética, da saúde do cachorro. Ela facilita a transpiração e, assim, melhora o bem estar do animalzinho. O pelo tem a função de evitar que o cão perca calor ou que absorva calor em excesso, atuando como um tipo de isolante térmico. Dependendo da pelagem, a tosa deve ser feita com maior frequência para garantir a higiene do bichinho por mais tempo.
VEJA TAMBÉM: Por que meu cão come grama?
Você pode deixar sua dúvida sobre sarna também: ACESSE.
Shih-tzu, Poodle, Cocker e Lhasa Apso estão dentre as raças que necessitam de tosa aproximada a cada 45 dias. Outros posem ser tosados a cada dois ou três meses. Pergunte ao veterinário qual melhor intervalo para as tosas. Escovar o cão também é uma boa dica para a eliminação de pelos mortos.
O Poodle é uma raça que possui tosas que são mais utilizadas em competição como: tosa leão, tosa à inglesa e tosa kennel. Outras, são perfeitas para o dia a dia como: tosa bebê e a tosa carneirinho.
É uma tosa bastante utilizada em exposições. Algumas características desta tosa são a remoção completa de pelos na face, a barriga, parte da cauda e a parte superior das pernas. Deixando pompons no tornozelo, no topo da cauda e no quadril.
Esta tosa é a mais comum, ela consiste em deixar o pelo curto, raspar as patas, a face e deixar um pompom na cabeça. É uma tosa bastante escolhida por ser de fácil manutenção. Normalmente, os topetes da cauda e da cabeça possuem quase o mesmo comprimento do resto do corpo do poodle, comprimento este que pode ser do tamanho que você quiser. Outra característica desta tosa é ter o comprimento da perna maior que o resto do corpo.
Nesta tosa, o pelo do animalzinho fica quase no mesmo comprimento de quando ele era um filhote. Algumas características desta tosa são: raspar o rosto, as patas e a base cauda, deixando somente um pompom na ponta da cauda.
O pelo do Yorkshire requer cuidados, como a escovação, já que possuem uma pelagem longa. Uma dica é optar por tosas curtas para facilitar na manutenção, caso você não tenha muito tempo para se dedicar aos cuidados do animalzinho.
É um dos tipos de tosas mais comuns. Nela os pelos do rosto e das pernas podem serem cortados de qualquer forma. As áreas escuras são cortadas e as áreas douradas do rostos e pernas são mantidas. O corte pode ser feito com tesoura.
Na tosa Schnauzer modificada, o pelo das costas é cortado rente até a cauda. Pode ser deixado algumas pontas compridas na cauda, patas e no focinho.
Neste corte é aparado todo o pelo do corpo e os pelos do rosto são mantidos. O corte do pelo do corpo pode ser bem rente ou com alguns centímetros de comprimento. Este corte é confortável para o cão e necessita de baixa manutenção dos pelos.
Esta tosa é muito parecida com a tosa Schnauzer, com algumas variações. Nela o comprimento do pelo da cauda é mantido.
É umas das tosas mais populares da raça, esta tosa também pode ser chamada de tosa verão porque deixa os pelos curtos e auxilia bastante em temperaturas quentes. É muito prática, já que não necessita de um cuidado grande com os pelos, porém ainda precisa de escovação para previnir os nós. O pelo geralmente fica com o tamanho de 2,5 a 5 centímetros. Podem ser feitas variações nessa tosa, como deixar os pelos da orelhas mais curtos ou compridos, ou deixar o pelo do cachorro um pouquinho mais longo.
Esta tosa deixa o rosto fofo e arredondado. O objetivo dela é deixar seu Shih Tzu o mais parecido com um lindo bicho de pelúcia. A única diferença acontece nos pelos do rosto, por isto, ela pode ser feita em cães com pelos de qualquer tamanho.
A tosa topknot é identificada por unir alguns pelos do Shih Tzu na cabeça e prendê-los com algo. O resto do pelo do corpo pode ser tosado normalmente ficando a pelo menos um centímetro da pele. O pelo do topete ficará caido, dando uma linda aparência ao cãozinho.
Neste corte, o pelo é deixado longo e brilhante. Este corte é parecido com o topknot, exceto por ser uma tosa bem mais difícil. Geralmente é utilizada em cães de apresentação e competição. O pelo precisa ser escovado várias vezes ao dia. Não é um corte para ser usado no dia a dia, pois requer muito trabalho e seu Shih Tzu pode não gostar muito.
Muitas pessoas arriscam fazer o serviço sem sair de casa. No entanto, o trabalho deve ser feito por um profissional da área de sua confiança e de confiança do cachorro. Fique atento às condições de higiene do pet shop onde você optou por levar se melhor amigo e também para a maneira como os animais são tratados.
Assim como você é fiel ao seu cabelereiro, escolha um profissional para ser o tosador oficial do seu cachorro. Os cuidados com o animal e a experiência devem estar em primeiro lugar na hora da escolha. Não se esqueça que o pelo é essencial para manter a temperatura do corpo do seu cão. Mesmo em épocas mais quentes, deixe pelo menos de 5 a 6 centímetros para manter a pelagem limpa. Tosa nas patas e barriga devem ter cuidados redobrados. O primeiro facilita o andar do animal e o segundo garante que os pelos não fiquem enrolados. Aproveite o momento para deixar o visual do seu bichinho mais bonito.