Você tem dúvidas sobre a quantidade ideal de ração deve dar ao seu cãozinho e sempre que ele está com “cara de quem está com fome” ou você acha que ele está pedindo comida você o alimenta? Saiba que você pode não estar agindo corretamente, pois a quantidade de ração varia de acordo com diferentes fatores como o porte do cão, peso, idade, nível de atividade, entre outros.
O importante é saber que os cachorros necessitam de uma alimentação balanceada, com nutrientes que possam agregar à saúde e às atividades diárias do cãozinho. As rações estão cada vez mais completas e normalmente trazem tudo que o cão precisa. Quando se trata da saúde do seu animal de estimação, invista em uma alimentação mais adequada, em uma boa ração. O investimento vale a pena!
VEJA TAMBÉM: Qual a raça de cão ideal para você?
Você pode deixar sua dúvida sobre sarna também: ACESSE.
Atualmente existem muitas marcas de ração para cachorros, algumas muito bem conceituadas como ração Premier, Royal Canin e ração Pedigree. Com muitas variedades, você pode ficar se perguntando: qual será a melhor ração para meu animalzinho? Esta não é questão tão simples de ser respondida, vale a pena verificar os seguintes itens na hora de escolher uma ração:
Importante: Não é aconselhado deixar ração sempre disponível para seu pet. Isso pode fazer com que ele coma demais, fazendo ele ficar acima do peso, o que não é saudável.
Especialistas dizem que os cachorros adultos, que não estejam com sobrepeso, podem receber até 4% do seu peso em alimentos, divididos em duas porções diárias de ração. Quanto mais agitado e mais atividades e gasto calórico tem o cão, mais ração ele necessita. A ração seca é a mais recomendada por não grudar nos dentes do cachorrinho como a úmida, e também por ser mais saudável. Para que o cachorro se acostume com esse tipo de ração, inicialmente você pode misturá-la com a úmida e aos poucos ir diminuindo a quantidade de ração úmida até alimentá-lo somente com a seca.
Como a quantidade é relativa, se você estiver em dúvida, nada melhor do que consultar o veterinário para que ele possa avaliar o seu cão e indique a quantidade ideal. A alimentação deve ser dividida em porções para que ele absorva o alimento de forma mais tranquila e sem problemas digestivos para o animal, como torção no estômago.
Os filhotes (veja alguns cuidados com filhotes de cachorro), por estarem em processo de desenvolvimento/crescimento, devem comer de 3 a 4 vezes por dia. Conforme vão crescendo, passam a comer menos. Dessa forma, você deve diminuir de forma gradativa a quantidade de ração. A partir de 1 ano o ideal é comer duas vezes por dia. Fique atento ao excesso de alimentação que pode ocasionar na obesidade do cão.
ATENÇÃO: Restos de comida para humanos e doces devem estar completamente descartados da dieta do seu cão. Não fique com dó dele, mesmo que ele goste de comer esse tipo de alimento. Você estará prejudicando o seu cão e a você mesmo, pois os gastos com tratamento por problemas devido a ingestão indevida serão bem maiores do que com os da ração saudável.