Todo dono de cachorro já entrou em um petshop para comprar petiscos, sabonete, medicamento e ração para o seu peludo. Certamente, ao entrar, notou uma variedade incrível de ração. Ração de frango, de carne, de cordeiro, colorida, de uma só cor, pequena, grande, pacotes de um quilo, de quinze quilos e por ai vai. A variedade é tanta que quem está por lá até se perde. Claro que é ótimo ter muita variedade e poder escolher mas, o grande problema é: qual escolher?
Algumas dicas importantes e um pouquinho mais de informação sobre os tipos de alimentos disponíveis para o pet, podem ajudar a fazer essa escolha da melhor maneira possível. Um bichinho bem alimentado torna-se mais forte e saudável!
Os filhotinhos de cachorros que acabaram de nascer devem, sempre que possível, mamar na mãe apenas. A suplementação com leite específico para filhotinhos, dado na mamadeira, só deve ser feita quando a cadelinha não conseguir amamentar ou não tiver leite suficiente para todos. Caso contrário, é importante deixar os filhotes mamando até dois meses de idade. Até os 30 dias, aproximadamente, eles apenas mamam. Com 30 dias a ração de filhotes pode começar a ser oferecida, para que o bichinho comece a aprender a comer.
Escolha uma ração de filhotes da categoria Premium ou Super Premium, que são melhores. Com o passar dos dias, ele vai começar a mastigar e aos dois meses, quando for desmamado definitivamente, provavelmente já estará comendo a ração de filhotes sem ser umedecida. Uma alternativa, mais cara porém interessante para ensiná-los a comer, é oferecer a ração úmida para cães e filhotes. Ela é molinha e mais fácil para os pequeninos.
Lembre-se de que até um ano de idade, é essa a ração que seu novo amigo de quatro patas deverá comer.
Hora de comprar a ração de adulto. Para escolher a mais indicada, você pode conversar com o médico veterinário do seu cachorrinho. Há algumas rações bem específicas para raças diferentes. Se você mesmo for escolher, opte sempre pela Premium ou super Premium. Elas são as melhores.
Para entender melhor, é necessário lembrar que os cães são considerados carnívoros, ou seja, a parte do corpo dele que faz a digestão, está preparada para digerir carne. Ele até consegue absorver bem o alimento vegetal, mas não tão bem quanto o alimento de origem animal. Para saber sobre a ração que você está dando para seu pet, pegue o pacote de ração e leia os ingredientes. Eles sempre começam com o ingrediente que tem em maior quantidade na ração. Se for algo do estilo “farinha de carne”, ótimo. Essa ração tem mais alimento de origem animal. Agora, o primeiro ingrediente for “farelho de milho’ por exemplo, essa ração não é tão boa e você pode pensar em trocá-la. Leia sempre os ingredientes da ração antes de levá-la para o seu cachorrinho.
Você já pode dar ração sênior para cães com mais de 7 anos. Ela é formulada especialmente para os cachorrinhos que são são idosos e que precisam de uma alimentação especial.
Há algumas doenças que fazem com que a alimentação do seu bichinho seja especial, com outro tipo de ração. Siga o que o médico veterinário orientar e garantirá a saúde do seu pet!
Você pode deixar sua dúvida sobre sarna também: ACESSE.