Você provavelmente já ouviu falar em acupuntura realizada em pessoas, mas você sabia que animais também são tratados com essa técnica? É isso mesmo! Cães, gatos e até animais de grande porte como os cavalos, são submetidos à acupuntura e os resultados são surpreendentes.
Para entender melhor é importante saber mais sobre a acupuntura. Esse termo, que já era usado pelos jesuítas no século XVII, deriva de dois radicais latinos: “acus” (agulha) e “pungere” (puncionar). De uma maneira simples, podemos falar que a acupuntura é uma técnica desenvolvida pela cultura oriental com finalidade terapêutica.
Ela é feita com a estimulação de alguns pontos específicos do corpo do pet. Para isso, agulhas apropriadas são usadas. Ele sente dor? Ele vai sofrer? Não! Essa técnica ajuda o animal e, na maioria das vezes, eles se mantêm bem calmos durante toda a seção. Pode ficar despreocupado!
Isso é novo? Começou a ser usado só agora em animais? Na verdade não. Já no ano 650 a.C. o primeiro a usar essa técnica em animais nasceu. O nome dele era Sun Yang. Ele se dedicou a aplicar essa técnica apenas nos bichinhos, para melhorar a qualidade de vida deles. Na China essa técnica é muito difundida e sempre foi aplicada em animais também.
No Brasil, foi o Professor Tetsuo Inada, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, o grande divulgador dessa técnica. Isso faz pouco tempo, foi aproximadamente no meio dos anos 80. Porém, só em 1999 que o Brasil recebeu o 1.º Congresso Brasileiro de Acupuntura Veterinária, e essa técnica começou a ser mais difundia entre os profissionais da área.
Nesse mesmo período, a Associação Brasileira de Acupuntura Veterinária foi fundada e pouco a pouco o trabalho foi crescendo e chamando a atenção de novos estudiosos na área. Hoje em dia já há vários médicos veterinários especialistas em acupuntura, que atuam praticando a técnica para melhorar a vida dos animais. Há também diversos cursos de especialização e aperfeiçoamento nessa área, para que cada dia mais profissionais levem essa técnica que embora antiga é recente no Brasil, para os seus consultórios.
Para que o processo de acupuntura seja feito, os pontos de maior entrada e saída de energia são localizados. O especialista sabe como encontrá-los com facilidade. Para cada problema a ser tratado, os pontos específicos são definidos. Isso garante uma eficácia maior no tratamento. Para isso, a pessoa que for fazer o procedimento, precisa entender de toda a fisiologia animal, além dos problemas de saúde que ele tem. É por isso que apenas o médico veterinário pode realizar o procedimento no seu bichinho.
Além de ser formado em medicina veterinária, o profissional passa por um curso intensivo na área, para se especializar e estar preparado para oferecer o melhor ao animal.
A acupuntura é mais usada em problemas que afetam a coluna do pet e para animais que sofreram com a Cinomose e ficaram com sequelas. Cães que tiveram sinais neurológicos durante a doença, na maioria das vezes ficam com espasmos espalhados pelo corpo. Com a aplicação de acupuntura, esse problema tem sido resolvido e os espasmos ou diminuído muito ou desaparecido. A acupuntura só vem trazer melhorias para a vida do animal.