Agora seu animal de estimação também poderá ter passaporte para transitar em território nacional e internacional. Cachorros e gatos nascidos no Brasil ou exterior terão passaporte que será expedido em três línguas: português, espanhol e inglês. As regras para emitir o documento eletrônico foram definidas pelo Ministério da Agricultura.
No passaporte constará o nome e endereço do dono do animal e dados do cão ou gato, tais como a raça, nome, espécie e data do nascimento e também a identificação eletônica que será feita através de um microchip implantado na pele do bichinho de estimação. Segundo a norma, dados sobre exames relalizados no veterinário e sobre a vacinação também devem constar no documento. Com relação a fotografia do bicho, fica a critério do propietário, pois não será obrigatória.
Antes de fazer o passaporte é preciso procurar um veterinário para implantar o microchip que tem o tamanho de um grão de arroz. O documento substituirá o certificado sanitário internacional e o atestado de saúde para trânsito de cães e gatos. Podem obter o passaporte os animais com pelo menos noventa dias de vida, nascidos em território nacional ou fora do Brasil e definitivamente importados para cá. Mais informações em: http://www.agricultura.gov.br .