Pulgas ou Siphonaptera: uma coceira desesperada pelo corpo do animal que incomoda o cão e o dono. Sim, as culpadas são elas. As pulgas costumam atacar mais comumente durante o verão, porém podem perseguir seu animalzinho em qualquer estação do ano. Elas são transmitidas aos animais através do contato com outros bichos. Altas temperaturas e ambientes com muita umidade tendem a ser “a casa” perfeita para que as pulgas se proliferem. O inseto tem a capacidade de pular de hospedeiro em hospedeiro e sua picada causa uma coceira que pode levar desde a perda de pelos, infecções de pele e até alergia grave (dermatite alérgica à picada de pulga), pois há casos em que o pet é sensível a saliva da pulga.
As pulgas não tem asas como muitos pensam, mas sim são preparadas para pular (conseguem pular até 18 cm de altura). Elas são ágeis e geralmente tem uma cor escura.
Um dos participantes da comunidade do Blupet, deu uma receita caseira para eliminar pulgas. A dica é simples e utiliza vinagre branco, álcool e água. Vale lembrar que é importante você procurar um especialista de acordo com a gravidade da infestação de pulgas. Clique no link acima, entre na comunidade e aprenda dicas de como cuidar de seus animais.
Veja mais algumas dúvidas de nossa comunidade:
A melhor forma de verificar se seu pet está com pulga é fazer uma checagem no pelo do animal. Quando o pelo ter pequenos pontos pretos, significa que ele está com pulga. Estes pequenos pontos pretos são o material fecal da pulga e consistem de sangue seco do animal. Se você analisar bem de perto, perceberá que esses pontos são pretos com um tom avermelhado. Você pode facilitar essa checagem utilizando um pente fino. Cuide para não machucar seu animalzinho, pois o pente pode travar no pelo quando você for utilizá-lo.
Acabar com uma infestação de pulgas pode não ser das tarefas mais fáceis, pois elas têm a capacidade de se multiplicar com muita facilidade e rapidez. Uma fêmea pode colocar de 25 a 30 ovos por dia. Além de se hospedar no animal, elas podem estar também no seu pátio ou até mesmo no tapete de sua casa. Além disso, são muito resistentes. Conseguem sobreviver até 200 dias sem se alimentar de sangue, esperando por um hospedeiro.
As pulgas adultas passam a maior parte do tempo em um animal, mas seus os ovos e larvas são mais frequentemente encontrados no ambiente, como carpetes, roupas de cama e móveis. Para cada pulga que você encontra em seu animalzinho, há uma chance enorme de existir centenas de ovos e larvas por sua casa e quintal. Por isso, um tratamento realmente eficaz leva em conta o animal, como também o ambiente em que ele vive. Esses são passos essenciais para você acabar com as pulgas com sucesso.
Limpe tudo cuidadosamente, abaixo de cortinas, cantos de móveis, porão da casa, caixa de transporte, onde seu cãozinho dorme e qualquer outro local que ele passe muito tempo. Uma dica legal é usar um aspirador de pó para limpar essas áreas. Não se esqueça de desinfectar e jogar fora o saco coletor do aspirador de pó depois do uso. Use um produto para matar as pulgas e impedir também o desenvolvimento das larvas e ovos. Sprays podem alcançar áreas difíceis como rodapés, rachaduras e cantos de móveis de difícil alcance. Tome o cuidado necessário para manipular esses produtos, não se esqueça de ler bem a embalagem e seguir o método de aplicação corretamente. Esta é uma etapa muito importante, não a ignore.
VEJA TAMBÉM: Como tosar cachorros?
Você pode deixar sua dúvida sobre sarna também: ACESSE.
Esta etapa trata-se de desinfetar o ambiente externo do cão. Geralmente envolve áreas como quintal, canil, pátio e varanda. O local preferido das pulgas é úmido, escuro e quente. Geralmente elas estão onde o animal passa a maior parte do seu tempo. Lembre-se de deixar o terreno limpo, sem folhas e restos orgânicos. Utilize um produto para desinfetar a área externa e tome os devidos cuidados para manipulação deste. Em casos mais graves de infestação de pulgas, você pode contratar uma empresa especializada para fazer o trabalho.
Existem vários produtos tópicos como coleiras antipulgas, sprays, sabonetes, xampus e produtos via oral. Espere algum tempo até que o tratamento faça efeito, enquanto isso, você ainda poderá ver algumas pulgas em seu cãozinho. Seja persistente, pois a larva e os ovos podem ainda estar se desenvolvendo e por isto você acaba vendo algumas pulgas. Isso pode levar vários meses, não desista do tratamento.
Acabar com as pulgas no ambiente não é uma tarefa das mais fáceis, uma solução que é bastante comum é o uso de ácido bórico ou borato de sódio. Este produto pode ser aplicado em tapetes e móveis. Através de uma solução de ácido bórico diluído em água, você pode deixar agir de 5 a 7 dias e após isso, você poderá passar aspirador de pó na área. Outra solução interessante é limpar os tapetes com vapor antes da aplicação. Entretanto, quando você borrifar o ácido, o tapete deverá estar seco. O ácido bórico pode ser utilizado tanto quanto inseticida quanto como anti-séptico. Para identificar o ácido, basta lembrar que o ácido bórico é um pózinho branco e pode ser encontrado em qualquer loja de produtos químicos. Lembre-se de deixar isso bem longe dos seus animaizinhos e de crianças, já que o mesmo pode ser fatal.
Um produto muito indicado e de fácil utilização é o antipulgas em gotas de longa duração. Ele é aplicado ao dorso do animal, e protege o animalzinho por meses, matando e mantendo as pulgas longes. Leia muito bem o rótulo do produto, pois geralmente eles são específicos para cães ou gatos. Jamais troque a utilização do produto, ele pode fazer mal para seu bichinho se utilizado incorretamente.
Quando usar xampu antipulgas lembre-se de espalhá-lo muito bem pelo corpo do animal e espere o tempo necessário descrito na embalagem antes de enxaguar. Geralmente são dez minutos.
Para produtos em spray, siga muito bem a frequência de utilização. Siga a instrução contida na embalagem ou o que o seu veterinário de confiança lhe indicou.
As coleiras antipulgas são ótimos produtos também, mas verifique para ver se ela não está causando algum tipo de irritação no seu animalzinho. Também deixe apenas dois dedos de folga, pois se ela ficar muito folgada, ele pode vir a mordê-la. Observe o tempo de duração do produto. Assim que acabar o período, troque-o.
Hoje em dia existe uma grande variedade de produtos contra as pulgas que podem ser facilmente encontrados em pet shops.
Algumas marcas famosas são:
Se o uso desses produtos não funcionou e o caso do seu cachorro ou gato já se agravou é de extrema importância que procure a ajuda de um profissional para que ele lhe indique um remédio específico e você e seu animalzinho possam ter uma boa noite de sono.
Para finalizar, deixamos a sua disposição um vídeo que explica como realizar o tratamento para as pulgas.
Fontes:
http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/animais_sinantropicos/index.php?p=4639 http://www.petmd.com/dog/care (inglês)