Apesar de o ambiente parecer seguro, a casa pode ser um parque de diversões perigoso para seu cão ou gato. Pense que ele é como uma criança, então todo cuidado é pouco na hora de preservar a saúde e o bem estar do seu animalzinho. Dependendo do porte e idade do cão, os riscos aumentam.
Se você mora em apartamento é importante ter tela em todas as janelas para evitar um possível “pulo” do seu animal de estimação. Se você tem um gatinho em casa evite deixar fios espalhados, pois eles gostam de engolir linhas como forma de brincadeira, mas acabam causando graves problemas intestinais.
VEJA TAMBÉM: Como evitar viroses em seu cão
Cuide de panelas quentes no fogão. Os gatos - que conseguem pular por todos os lugares – são os principais alvos de queimaduras dessa forma. Cães e gatos tem a mania de ingerir tudo que é líquido que encontram, portanto evite deixar produtos tóxicos como desinfetantes e águas sanitárias ao alcance deles. Esse é considerado um dos problemas mais comuns e também um dos mais perigosos.
Caso haja algum tipo de intoxicação por ingestão de um desses produtos, procure imediatamente um atendimento veterinário para evitar problemas mais sérios e garantir a vida do seu animal. Para facilitar o diagnóstico, identifique o produto ingerido e se possível leve o nome ou embalagem; evite provocar o vômito do animal atingido. Alguns produtos podem queimar a garganta do cão ou gato. Jamais ofereça comida ou líquidos após ele ter sido intoxicado, pois o alimento poderá facilitar a absorção do tóxico. Siga as orientações do médico veterinário e mantenha seu animal feliz.