Atendendo a mais uma das dúvidas dos participantes da Comunidade Blupet, hoje vamos explicar um pouco sobre o envelhecimento dos cachorros. Para o dono, que convive com o animal diariamente, os sinais do início da velhice são praticamente imperceptíveis. O primeiro deles é o clareamento dos pelos do focinho, seguido da surdez. Quando você perceber esses sinais é hora de procurar um veterinário para saber quais medidas devem ser tomadas.
VEJA TAMBÉM: Como curar sarna de cachorro?
Com a idade avançada o comportamento do cão também se torna diferente. Além de mais preguiçoso, ele sente dificuldade em atender o dono e se torna um tanto quanto exigente. A medida em que os anos se passam, a situação se torna crítica e o cachorro passa a perder o controle das suas funções orgânicas, urinando e defecando em qualquer lugar. Cachorros com dentes amarelados tendem a ser mais velhos.
São considerados jovens os cachorros de até 2 anos de idade. Dos 4 aos 8 anos eles são caracterizados como adultos, e dos 10 aos 20 anos são idosos. Segundo alguns especialistas, os cachorros maiores tendem a viver menos. No entanto, a terceira idade varia de animal para animal, de raça para raça. Uns envelhecem mais cedo do que os demais, por isso os números indicados são apenas comparações gerais. O interessante é você estar atento ao seu animal e cuidar muito bem da saúde dele. Doenças detectadas no início têm muito mais chances de serem curadas.