Estudo mostra que os cães utilizam diferentes expressões para demonstrar suas emoções. Tratam-se de movimentos faciais, como por exemplo mexer a sobrancelha ou as orelhas para se expressar. Ao avistar um estranho, a primeira reação é levantar as orelhas, já ao ver seu dono eles normalmente levantam a sobrancelha.
Foram utilizados 12 cães na pesquisa realizada na Azabu University, em Sagamihara, no Japão e o resultado publicado na revista Behavioural Processes. Segundo o estudo, as orelhas dos cãeszinhos são utilizadas para expressar seu estado emocional, enquanto os movimentos feitos com a sobrancelha são realizados quando eles querem prestar mais atenção nas pessoas. Quando sentem medo, eles naturalmente movem as orelhas. Além disso, as orelhas são instrumento de demonstração de incerteza e aborrecimento.
Labradores, golden retrievers e poodles foram as raças que participaram do estudo. Os movimentos do corpo também indicam emoções. Quando ele balança o corpo é sinal de relaxamento e em situações em que quando dois cães mantém o contato visual e um deles pisca e olha para o lado oposto significa que está tentando aliviar uma tensão.
Os cães não gostam de ser olhados diretamente no olho quando encarados pela primeira vez. Portanto, finja que ele não está ali para que ele não se sinta ameaçado.