Esquecer os animais de estimação no carro é uma prática que muitas vezes acontece por mero descuido, mas que pode causar até a morte do bichinho. Pensando no desespero dos cães nessa situação, com o projeto "The Silence of Dogs in Cars", o fotógrafo Martin Usborne apresenta série de fotos que busca retratar o silêncio dos cachorros nos automóveis, quando estão à espera de seus donos.
Usborne desenvolveu este trabalho tendo como referência uma experiência vivida por ele mesmo, quando ainda era criança e, ao ser esquecido pelos pais no carro, foi tomado pelo medo de ficar sozinho. Assim, o fotógrafo vê o temor vivido por ele nas reações dos cães trancados. Alguns demonstram que estão assustados, outros expectantes, raivosos e há também os deprimidos.
VEJA TAMBÉM: Como transportar corretamente o seu cão no carro
Existem alguns estudos que indicam que sempre que o dono sai de perto do seu cão, o animal fica achando seu amigo humano não vai mais voltar. Esse fato explica a alegria deles quando o dono volta ao seu encontro. Esse fato faz com que as fotografias fiquem ainda mais comoventes.
Veja também: Dicas para deixar seu cãozinho em casa e feliz
A exposição mostra fotos de cães sozinhos ou acompanhados, sentados ou deitados, com tempo chuvoso ou ensolarado. Com muita delicadeza e criatividade, as fotos mostram que, assim como a criança, os animais também se questionam se alguém voltará para tirá-los daquele lugar. Ao mesmo tempo, faz com que o silêncio dos cães possa ser "ouvido" apenas no olhar.