As raças caninas são classificadas por grupos, cada um com um grupo de características gerais.
As raças de hoje foram criadas anos atrás com a seleção de características genéticas úteis para um determinado tipo de trabalho. Se o seu cão vem de uma linha de Dachshunds há muito tempo estabelecida, uma raça originalmente criada para caçar texugos, ele terá uma inclinação maior a cavar do que um Deerhound, que foi criado para caçar veados. O Collie tem uma tendência maior à caça do que o Cocker Spaniel.
VEJA TAMBÉM: Tipos de anestesia para animais
Ao conhecer bem a genética herdade de seu filhote, poderá potencializar ao máximo o aprendizado. Ter conciência das tendências e desejos herdados de seu cão permitirá que você encontre maneiras positivas de usar essa energia para que ela não leve seu animal a adquirir maus hábitos. Por exemplo, brincar de jogar uma bolinha para um Collie pegar pode evitar que ele brinque de correr atrás de corredores ou ciclistas.
Entretanto, se você for o dono de um cãozinho sem raça definida, obtenha conhecimento a respeito de várias características e observe se elas se revelam no comportamento do animal.
Caça: Amistoso, sociável, obediente, cheio de energia,exaltado, brincalhão, de porte médio a grande.
Pastoreio: Reativo, sensível, ativo, trabalhador, cheio de energia, brincalhão e obediente.
Terrier: Geralmente pequeno, facilmente irritável, não demora a recorer a agressão, predador personalidade forte, animado, pode ser ruidoso.
Toy: Dócil, pequeno e gosta de carinho.
Hound: Amigável, independente, social, não se interessa por brinquedo, criado para caçar e perseguir, difícil de controlar durante os passeios.
Trabalhador: Grande, inteligente ou protetor, depende do trabalho para o qual é criado.
Companhia: Características individuais dependerão do trabalho para o qual foi criado.