Falar que o cachorro é o melhor amigo do homem não é novidade para ninguém.
Fato é que humanos adotaram o hábito de ter cães como animais de estimação há milhares de anos. Domesticados, os animais se tornam próximos dos seus donos, ficando cada vez mais apegados uns com os outros. A morte de um cão muitas vezes é sentida com mais dor para uma família do que a perda de um ente querido.
VEJA TAMBÉM: Adoção de cães adultos
Os animais se tornam parte da família e a ligação entre cães e seus cuidadores se assemelha com a relação que existe entre pais e filhos. Quando o dono está ausente, os cães podem até ficar doentes. Se o dono não está passando por um bom momento, o cachorro é capaz de sentir e tentar confortar seu cuidador. Alguns filmes como o Marley & Eu mostram esse profundo sentimento.
Uma pesquisa, feita pela veterinária Lisa Horn, da Universidade de Viena, na Áustria mostrou – inclusive – que os cães veem seus donos como se fossem seus pais.
Para mostrar a semelhança entre os cachorros e seus donos, o fotógrafo Sebastian Magnani registrou – de forma engraçada - o quão parecidos são os cães e seus cuidadores.
Assista no vídeo abaixo a emoção de um cachorro ao reencontrar seu dono após seis meses sem vê-lo. As imagens descrevem nitidamente o sentimento verdadeiro existente entre cães e humanos.