Pedigree é um certificado de registro (CR) de um animal que contém a sua árvore familiar. Este certificado é emitido pela CBKC (que significa Confederação Brasileira de Cinofilia) de cada região. Ele indica as características básicas padronizadas de acordo com a raça, variedade e pelagem mostrando os ascendentes até no mínimo para a terceira geração. Na imagem acima, você pode conferir um exemplo de modelo de certificado de registro.
VEJA TAMBÉM: O que é dermatite por lambedura?
Você pode deixar sua dúvida sobre sarna também: ACESSE.
O pedigree serve para assegurar a pureza da raça do cão ou gato, ele não fornece nenhuma informação sobre problemas de saúde e temperamento dos ancestrais do animal que podem vir a serem herdados.O pedigree lista os nomes registrados dos pais, avós, bisavós (etc.) do animalzinho. A maioria dos pedigrees tem de 4 a 5 gerações, sendo no mínimo necessário três. Outras informações podem ou não ser incluídas, tais como data de nascimento, cor, número de inscrição e títulos ganhos como os de obediência ou agilidade.
Informações específicas sobre os antepassados no pedigree do seu cão são especialmente úteis (e às vezes difíceis de encontrar). Saber quando os cães morreram, e do que, pode ajudar você a tomar melhores decisões sobre a saúde de seu bichinho.
Vale lembrar que um animalzinho, mesmo sem pedigree, tem tanto valor quanto um animal com um pedigree elevado. O mais importante mesmo na hora de adotar um cão ou gato é estar ciente e aproveitar o máximo da companhia um do outro.