Muitos donos se perguntam o motivo que fazem os cães ficarem com a língua de fora por tanto tempo. A língua auxilia o cachorro em vários aspectos. Uma das principais funções é controlar a temperatura do corpo, pois o cão não transpira pela pele, como as pessoas fazem. Dessa maneira, ele fica com a língua de fora para respirar e soltar o ar quente de seu pulmão. Sendo assim, essa característica canina não é vista somente quando bichinho está cansado, mas quando ele precisa resfriar o corpo.
VEJA TAMBÉM: Por que meu cão come grama?
Como outros animais, o cão costuma também lamber os machucados, porque a saliva pode ajudar a limpar a ferida. Isso requer atenção, pois se ele passar a língua muitas vezes na mesma região, pode aumentar ainda mais o machucado.
Com a língua, o cachorro consegue sentir o sabor dos alimentos, conhecer o ambiente e se expressar. Além disso, o órgão tem o papel de ajudar na mastigação. Em uma demonstração de carinho, afeto e respeito, o cão também usa a língua para lamber seu dono. Porém, pode ser um sinal de que ele deseja um pouco mais de atenção.