Comentamos em um dos nossos artigos sobre a importância da segurança do animal na hora do transporte dentro do carro. O assunto voltou na mídia após um teste feito nos Estados Unidos que reprovou a grande maioria dos cintos de segurança para cachorros, deixando claro que – além do cinto – é importante que os cãezinhos devem usar caixas durante o transporte.
VEJA TAMBÉM: A temperatura corporal dos animais de estimação
Pode ser muito bonitinho e confortável deixar o cão livre dentro do carro, mas o perigo é muito grande, pois o risco de acidente aumenta a medica em que o cachorro solto pode atrapalhar o dono na direção e provocar o pior. O teste feito por uma ONG dos EUA que estuda a segurança de animais teve por finalidade avaliar diferentes modelos de cinto. No entanto, a maioria acabou se rompendo nos primeiros segundos do acidente, lançando o animal para a frente.
A solução encontrada para amenizar a situação é a utilização de caixas especiais para o transporte de animais de pequeno, médio e grande porte, pois existem no mercado caixas de diferentes tamanhos. Mesmo com os resultados do teste, os veterinários recomendam a utilização de cintos próprios para cachorro, visto que o risco de transportar o animal solto no carro é ainda maior, além de ser proibido. Proteja seu animal e passeie tranquilo!