Os cães e gatos, assim como as pessoas, mantém a temperatura do corpo estável e por isso, são chamados de homeotermos. Porém, isso não quer dizer que todos os animais tenha a mesma temperatura do ser humano. Na verdade varia muito. Cada espécie tem uma temperatura diferente. O que é considerado febre para uma criança ou um adulto, pode simplesmente ser a temperatura dos animais. Por isso, é preciso cuidado antes de sair desesperado achando que o peludo está febril. Entender e conhecer a temperatura do pet é essencial para além de evitar sustos, o dono poder oferecer uma temperatura ambiente mais adequada.
Já falamos dos animais homeotermos que também podem ser conhecidos como animais de sangue quente. E as tartarugas, sapos, cobras, jacarés entre outros, o que são? Esses são popularmente chamados de animais de sangue frio e na ciência são chamados de animais pecilotermos. A temperatura deles varia de acordo com a temperatura do ambiente. Se você tem um pet de estimação que é pecilotermo, precisará ter muito cuidado e manter a temperatura do terrário mais estável.
Dos animais de sangue frio, cada espécie terá uma temperatura de ambiente adequada e é necessário fazer uma pesquisa para a espécie que você tem em casa para não errar. Lembre-se que o uso de aquecedores para terrário é praticamente indispensável no inverno. Você pode adaptar uma lâmpada de luz amarela, mas ela precisa ficar distante do animal. Caso contrário, o pet pode se encostar-se à lâmpada para se esquentar e acabar queimado.
Os animais de sangue quente como as aves, cães e gatos, conseguem manter a temperatura independente do ambiente. É claro que em dias muito frios, assim como os humanos, eles podem precisar de agasalhos e em dias muito quentes de um ambiente mais fresco. Porém, a temperatura interna ideal dele não varia.
Veja a temperatura corpórea de alguns animais de sangue quente:
Vale lembrar que quando o cão está muito agitado ou acaba de voltar de uma corrida, por exemplo, essa temperatura pode estar um pouco mais alta, mas em poucas horas se normaliza. Como você pode ver na lista, a temperatura dos animais varia muito de acordo com a espécie e o que é normal para você não é o normal para o seu cão. Por exemplo, uma pessoa que está com 36,5ºC de temperatura está com ela normal. Um cão que está com essa mesma temperatura, está hipotérmico e precisa ser levado ao médico veterinário.
Já o hamster, por exemplo, ter uma temperatura normal entre 36,1 - 37,7 ºC. é mais parecida com a temperatura humana.
Gostou das dicas? Conte-nos qual é o seu bichinho de estimação nos comentários!