Hoje os cães fazem parte da vida dos donos, como um integrante da família. Por isso, eles estão presentes e participam ativamente de momentos especiais da vida de seus donos. Um exemplo disso pode ser percebido na atitude de alguns casais, que dão papel de destaque a seus cãezinhos de estimação no seu casamento.
Eles ocupam o lugar da daminha de honra e do pajem, carregando as alianças. Em outras ocasiões, os bichinhos ajudam um dos noivos a fazer surpresa para o outro noivo, ao vestirem roupas especiais, como camisas de times de futebol, por exemplo.
VEJA TAMBÉM: Como saber se o cão está idoso?
Para que tudo saia perfeito, há até ensaio, como as próprias pessoas costumam fazer. Com certeza, isso requer muito mais treinamento para que o bichinho aprenda todas as ordens e tudo saia como o planejado. O medo, a ansiedade, a agressividade e os latidos são alguns dos aspectos que precisam ser trabalhados com adestramento. Uma forma de garantir que tudo ocorra bem é levar o cão com uma coleira, assim o tempo de treinamento é muito mais reduzido.
Além do treinamento no período que antecede o casamento, é importante que haja o acompanhamento de um profissional, para garantir a saúde do seu animalzinho e a segurança dos convidados. Assim, se eles resolverem latir durante a cerimônia, o adestrador saberá como agir.